O Dia das Mães está chegando e muitas marcas estão preparando suas estratégias para aumentar as...
Programa de recompensas: como implementar em seu e-commerce
Todo mundo deseja sentir que adquirir um produto ou serviço lhe trouxe benefícios. É por isso que 65% dos consumidores* preferem comprar de marcas que oferecem programas de pontos. Quando o cliente encontra uma marca que oferece um programa de benefícios robusto, ele se sente mais satisfeito e desenvolve uma relação duradoura com a marca, o que pode influenciar positivamente em diversos indicadores de desempenho do e-commerce.
A maioria dos clientes não está procurando apenas cupons de desconto ou frete grátis, mas também outras vantagens, como recomendações de compra personalizadas, acesso exclusivo ao lançamento de produtos e outros benefícios que os fazem se sentir especiais. Não há um formato específico para um programa de recompensas, pois cada empreendedor pode desenvolver um que funcione para sua marca e seus clientes.
Abaixo, vamos mostrar os passos necessários para implementar um programa de recompensas bem-sucedido em seu e-commerce.
Estude seu público
O primeiro passo para implementar um programa de recompensas bem-sucedido é estudar a persona de seu e-commerce e compreender quais benefícios mais interessam o consumidor. Para obter essas respostas, você pode elaborar uma campanha de e-mail marketing ou lançar uma enquete pelas redes sociais e perguntar diretamente aos seus clientes o que eles desejam.
Crie uma ferramenta de cadastro
Você também precisa determinar como seus clientes participarão do programa de benefícios. A inscrição será automática no momento da compra? O cliente deverá se inscrever por e-mail ou por uma Landing Page? Embora a maioria das marcas ofereçam um cupom de desconto ou frete grátis na primeira compra para obter as informações usadas na inscrição do programa de fidelidade, você deve despertar o interesse do cliente para que ele queira participar da ação.
Proponha ações para o cliente
Quais ações seu cliente precisa executar para obter uma recompensa em seu programa de fidelidade? Seja criativo e proponha diferentes ações para conquistar todos os perfis de consumidores. Abaixo estão algumas sugestões:
- A cada real gasto, um ponto é somado.
- Após a compra, o cliente que avaliar o produto recebe X pontos em troca. Obter avaliações é muito importante para elevar a confiabilidade de futuros clientes e contribuir para uma boa posição nos mecanismos de busca.
- Envie um link personalizado para que o cliente indique amigos e receba pontos quando essas pessoas comprarem.
Escolha as recompensas
Você não precisa oferecer recompensas mirabolantes em seu programa de fidelidade. Dentre as recompensas favoritas da maioria dos brasileiros, estão: cupons de desconto, frete grátis, vale-presente, cashback, entre outros.
Determine as regras
É importante determinar regras claras para o programa de fidelidade e publicar essas regras em uma página facilmente localizável, como um FAQ. É fundamental estabelecer um prazo para que os clientes possam resgatar suas recompensas, o que incentiva o cliente a comprar mais em intervalos menores.
Automatize seu programa de fidelidade
Automatizar o programa de fidelidade é fundamental para que você possa gerenciar todos os clientes participantes, pontuação de cada um deles e recompensas solicitadas. A BonifiQ é a plataforma que te apoia nessa jornada. Com a plataforma da BonifiQ você aumenta suas vendas e fideliza seus clientes através de um programa de recompensas personalizado para o seu negócio. A ferramenta é fácil de usar e pode ser integrada facilmente ao seu e-commerce, em poucos minutos, você pode determinar as ações, pontos e recompensas e começar seu programa de fidelidade. Acesse nosso site e saiba mais.
*Pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização.