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Programas de recompensas em e-commerce: benefícios para clientes e marcas


Quando você implementa um programa de recompensas em seu e-commerce, não apenas seus clientes se beneficiam com cupons de desconto, frete grátis, vale-presente e outros benefícios, mas também traz várias vantagens para sua marca.

Entre os benefícios, estão o aumento do volume de vendas, da taxa de retenção, recompra e ticket médio, além da redução do custo de aquisição de clientes. 

Continue lendo para entender melhor cada um desses benefícios.

Atração de novos clientes

As marcas que oferecem programas de recompensas geralmente chamam mais atenção de novos clientes, especialmente porque o consumidor brasileiro procura empresas que oferecem condições especiais nas compras. Quando as pessoas valorizam o programa de fidelidade, tendem a continuar fazendo parte dele, aumentando a taxa de retenção de clientes. Segundo a Harvard Business School, ao aumentar a taxa de retenção em apenas 5%, os lucros podem aumentar entre 25% e 95%.

Não é apenas com novos clientes que se deve contar. Também é importante aproveitar a base de clientes antigos e oferecer condições especiais para que eles voltem a comprar com sua marca e participem do programa de recompensas.

Novas oportunidades de vendas

O principal objetivo de um programa de recompensas é aumentar a taxa de retenção de clientes e, consequentemente, a taxa de recompra. Os consumidores brasileiros procuram concentrar suas compras em marcas que oferecem esses programas de recompensas, o que demonstra a aderência dessa iniciativa, de acordo com dados da ABEMF. Segundo um estudo da Invesp, 58% dos consumidores que fazem parte de um programa de fidelidade compram da marca pelo menos uma vez a cada 30 dias.

Vendas mais robustas

Quando sua marca conquista a confiança de um novo cliente ao entregar um produto de qualidade, naturalmente o consumidor desejará comprar outros produtos, o que levará ao aumento do ticket médio. Com um programa de recompensas que garante que quanto maior o valor gasto, maior o número de pontos e mais interessantes as recompensas, é possível aumentar as vendas. De acordo com uma pesquisa da Invesp, 49% dos consumidores afirmam que começaram a gastar mais depois que aderiram a um programa de fidelidade.

Relacionamento com o cliente

Um programa de recompensas fortalece o relacionamento entre o cliente e a marca, construindo uma base de clientes apoiadores da marca e resultando em marketing viral positivo. De acordo com a Invesp, 64% dos empreendedores consideram o programa de benefícios a melhor forma de se conectar com os clientes. Os clientes costumam recomendar a amigos e familiares marcas que oferecem programas de recompensas - segundo um levantamento da ABEMF, são 72% dos consumidores. 
Com a divulgação orgânica feita pelos promotores da marca, é possível reduzir o custo de aquisição de clientes. Além disso, dificilmente um cliente que compra de uma marca que oferece um bom produto, atendimento diferenciado e um programa de benefícios atrativo vai considerar comprar com o concorrente.

Para implementar e gerenciar um programa de recompensas em sua loja virtual de forma fácil e rápida, você pode contar com a BonifiQ. Em apenas cinco minutos, é possível configurar os objetivos, pontos e recompensas desejadas e começar a utilizar a ferramenta.