Programa de fidelidade: quando é o momento certo para começar?
Você já se perguntou quando é o momento certo para iniciar um programa de fidelidade em seu e-commerce? Dados recentes mostram que 75% dos consumidores* priorizam marcas que oferecem programas de recompensas, e manter clientes é mais sustentável do que adquirir novos. No entanto, criar um programa de recompensas envolve uma série de etapas e questionamentos. Continue lendo para entender quais aspectos devem ser considerados ao lançar um programa de fidelidade.
O que você vende?
Ao formatar um programa de fidelidade, é importante considerar os produtos vendidos em seu e-commerce e a sazonalidade das vendas. A maioria das marcas vende mais em determinadas épocas do ano e possui intervalos de maior faturamento. Portanto, é ideal lançar o programa de fidelidade durante um período de maior faturamento. Se você optar por montar a estrutura do programa de fidelidade, é recomendável que seja feito com pelo menos dois meses de antecedência. No entanto, você pode optar por uma ferramenta automatizada, como a BonifiQ, que permite criar um programa de fidelidade em apenas cinco minutos. Caso opte por lançar o programa de recompensas em um período de menor sazonalidade, é fundamental elaborar uma boa estratégia para incentivar os cadastros dos clientes.
Qual o tamanho da sua marca?
Uma marca menor precisa de menos tempo para desenvolver um programa de fidelidade, pois tem menos produtos para contabilizar e menos custos. Quanto maior o número de clientes, mais tempo o empreendedor precisa para estudar o perfil da buyer persona e elaborar uma estratégia de marketing compatível. No entanto, a estratégia de comunicação não deve priorizar apenas o número de cadastros, mas também apresentar as vantagens em participar do programa de fidelidade e informar as regras básicas.
Passo a passo para iniciar um programa de fidelidade ainda hoje:
- Escolha uma ferramenta de automatização para o seu programa de fidelidade.
- Determine a estrutura do seu programa de fidelidade: programa de pontos, programa de lealdade paga, programa de fidelidade associado a ações sociais, entre outros.
- Agregue valor imediato ao seu programa de fidelidade, como oferecer frete grátis, cupons de desconto ou brindes no momento da inscrição.
- Use a criatividade na escolha das ações e recompensas do seu programa de fidelidade.
- Monitore o programa de fidelidade e pergunte aos clientes quais são suas sugestões de melhoria e implemente as mais comuns.
Ao refletir sobre cada um dos pontos abordados neste artigo, a chance de lançar um programa de fidelidade no momento certo é grande. Se você tiver dúvidas sobre o assunto, fale com um especialista da BonifiQ através do nosso formulário abaixo.
*Pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização