A Amara NZero Brasil é um parceiro estratégico para a transição para energias renováveis que...
ToyMania aumenta 77% do seu ticket médio com programa de fidelidade da BonifiQ e análises da Biso
Pioneira na implementação em e-commerce especializado em brinquedos, a ToyMania está completando 20 anos em 2023. Referência no setor, a marca comercializa produtos para todas as faixas etárias, desde brinquedos infantis até colecionáveis.
No entanto, a marca enfrentava dificuldades em reter clientes durante o ano, já que o mercado possui uma forte sazonalidade apenas no último semestre em função do dia das crianças, black friday e natal. Ainda, muito mais do que reter, era necessário também incentivar a recompra e fidelizá-los.
Por este motivo, a ToyMania procurou a BonifiQ para criar seu programa exclusivo de fidelidade. Em paralelo, a loja analisou o seu custo de aquisição de cliente (CAC) em parceria com a Biso, para compreender quais eram os investimentos necessários para garantir a saúde da base e retenção dos clientes.
Além da primeira compra: como a ToyMania fidelizou seus clientes em parceria com a BonifiQ
Inicialmente, foi feito um estudo para analisar o CAC a fim de entender o equilíbrio financeiro e garantir a saúde da base. Em seguida foi identificado quais eram os melhores benefícios a serem oferecidos para incentivar a compra através do programa de fidelidade criado pela BonifiQ. Tudo isso com o objetivo de estimular a compra de brinquedos fora do período da sazonalidade.
Deste modo, o programa de fidelidade ganhou o nome de “Pontos Mania” e recompensa os clientes ao longo de toda a jornada. Além da pontuação em compras, os consumidores da ToyMania também são recompensados quando fazem aniversário, avaliam os produtos comprados e quando indicam para amigos ou familiares.
Como resultado, houve um aumento na taxa de recompra de 2,7%, principalmente para clientes com mais de 4 compras no site no período de até 1 ano e houve um aumento de 120% nas avaliações da loja.
"Unindo os dados captados através das funcionalidades de acúmulo de pontos da BonifiQ e as infinitas possibilidades de premiações, proporcionamos aos nossos clientes uma excelente experiência de relacionamento. A facilidade em gerir, configurar campanhas, traçar possibilidades de acúmulo ou de resgate de pontos, possibilita o time ter foco na estratégia e consequentemente atingir os resultados esperados” afirma Eduardo Carvalho, Head de E-commerce da ToyMania.
Do dado à conversão: como a cultura data driven da ToyMania foi potencializada com a solução de IA da Biso
É de conhecimento geral que a cultura de dados é fundamental para todo e-commerce, independente do tamanho e segmento. Por meio dela, é possível identificar padrões, mapear gaps, tendências e explorar oportunidades. De acordo com a pesquisa encomendada pela Microsoft à Edelman, no processo de digitalização, 47% das empresas priorizam a otimização do uso de dados para a inteligência de negócios.
Com esse mindset, Carvalho destaca a importância do investimento em inteligência artificial para obter uma gestão mais inteligente. Afirma que a Biso é uma plataforma de rápido entendimento e que é capaz de compilar diversos dados em relatórios de acordo com a necessidade do cliente. Inclusive um dos diferenciais citados por Eduardo é a própria customização dos relatórios e o atendimento do time de Customer Success da solução de IA.
Para colaborar com o programa de fidelidade da BonifiQ, a ToyMania analisou dentro da Biso os valores de CAC de mídia, recorrência e frequência das compras, assim como taxa de conversão por produto. Dessa forma, os principais insights obtidos foram as curadorias que poderiam ser feitas para aumentar o LTV e reduzir o CAC, evitando assim o sacrifício da margem de lucro e otimizar recursos.
Quando aprofundamos sobre a parceria da ToyMania com a Biso e a BonifiQ em termos de resultados, é notável a queda do CAC em 32%. Ou seja, este é o sonho de todo lojista: a marca está faturando mais e gastando menos para adquirir um novo cliente!
Ainda, a BonifiQ passou a representar 30% da receita gerada dentro do canal de CRM e contribuiu para o crescimento do faturamento em 3% no mesmo período analisado do ano passado; totalizando um aumento de 21% do faturamento após a implementação da Biso. No entanto, o destaque foi para o aumento de ticket médio: houve um crescimento de 77%, pois foi extremamente significativo e em tão pouco tempo de uso da ferramenta.
De maneira geral, o programa de pontos foi totalmente aceito e colaborou para criar uma jornada de compra mais atrativa. Se o foco da sua loja está em otimizar seus resultados, elevar seus lucros e criar uma experiência de compra excepcional para seus clientes, agende uma demonstração agora e garanta seu desconto na primeira mensalidade.