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A integração entre programa de fidelidade e ferramentas de Marketing Digital

Written by BonifiQ | 11 jul 2024

A lealdade de um cliente é um ativo valioso para qualquer empresa que deseja se manter relevante. Ter um programa de fidelidade em seu e-commerce ajuda a conquistar e reter os clientes, mas somente com a integração entre o programa de fidelidade e ferramentas de Marketing Digital, é que seus resultados serão excepcionais.

Prepare-se para descobrir como transformar seu programa de fidelidade em uma verdadeira máquina de vendas com integração com ferramentas de Marketing Digital. Ah, leia até o fim para aprender como essa integração pode ser automatizada, gerando ainda mais resultados para seu negócio.

Como integrar seu programa de fidelidade e ferramentas de Marketing💫

Antes de qualquer coisa, é importante que você compreenda que a integração entre um programa de fidelidade e ferramentas de marketing digital implica no desenvolvimento de uma estratégia que deve ser replicada em diferentes frentes:

  1. E-mail marketing: o clássico e-mail marketing continua sendo uma ferramenta muito utilizada para comunicar os clientes sobre as novidades de sua marca. Você pode utilizar essa ferramenta para informar sobre  as ofertas exclusivas do seu programa de fidelidade, por exemplo.

  2. Redes sociais: você pode utilizar os perfis da sua marca nas redes sociais para promover ainda mais o programa de fidelidade, seja com depoimentos de seus clientes, concursos ou conteúdo exclusivo. As redes sociais também podem ser usadas para promover um senso de comunidade entre os membros.

  3. Ads: anúncios em plataformas como Google Ads e Meta Ads podem ajudar clientes em potencial a encontrar seu programa de fidelidade e descobrir os benefícios e recompensas exclusivas oferecidas pela sua marca.

  4. Analytics: Analisar os dados dos clientes é fundamental para um programa de fidelidade bem-sucedido, pois permite que sua marca entenda melhor o comportamento dos consumidores e ajuste as estratégias conforme necessário.

  5. Marketing de Conteúdo: deve servir para beneficiar os clientes que participam do programa de fidelidade. Essas pessoas devem ter acesso a conteúdo exclusivo disponível apenas para os membros do programa.

  6. SEO: A otimização de mecanismos de busca pode ser usada para aumentar a visibilidade do programa de fidelidade nos resultados de pesquisa e na divulgação de conteúdo, conforme estratégia anterior.

Outras ferramentas de marketing podem ser combinadas com seu programa de fidelidade, essas são as principais e mais utilizadas.

Proporcione experiências coesas para seus clientes

Quando a marca faz uma integração bem-feita entre o programa de fidelidade e ferramentas de marketing digital, torna-se mais fácil proporcionar experiências coesas para os clientes em todos os pontos de contato.

Por exemplo, seu cliente recebeu um e-mail marketing promovendo uma nova campanha no programa de fidelidade, então ele deve ser prontamente direcionado para o site ou aplicativo para se informar mais sobre a campanha.

Do mesmo modo, se o cliente começa a seguir o perfil da empresa no Instagram, ele precisa encontrar conteúdo relevante – e atualizado – sobre o programa de fidelidade que o incentive a participar das campanhas ativas.

E é importante que essas campanhas sejam veiculadas em todos os pontos de contato com o cliente, ou seja, a mensagem deve ser coesa – e complementar – e divulgada pelo e-mail marketing, em publicação nas redes sociais, artigo de blog, pop-up do site etc. 

💡Assegurar a consistência e coesão em interações com os clientes ajuda a fortalecer a percepção da marca e aumenta a probabilidade de conversão e fidelização.

 

Dados para um aprimoramento contínuo do programa de fidelidade 

Um ponto em comum entre um programa de fidelidade e ferramentas de marketing é que ambos geram dados, que devem ser analisados extensamente para um aprimoramento contínuo de ambos.

Quando a empresa acompanha o desempenho das campanhas de marketing e o engajamento com o programa de fidelidade, consegue identificar o que está funcionando e o que não está.

Vamos dar um exemplo: uma campanha de e-mail marketing apresenta baixa taxa de abertura ou conversão. Então seu time de marketing pode começar a testar diferentes linhas de assuntos, formatos para os conteúdos e CTA até entender o que funciona melhor com os clientes.

Em contrapartida, se uma campanha do programa de fidelidade está aumentando as vendas, a marca pode destacar essa oferta com mais frequência nos diferentes pontos de contato com o cliente. É preciso usar a criatividade!

E, conforme prometido na introdução, vamos relevar como facilitar a integração entre seu programa de fidelidade e as outras ferramentas de marketing: faça a gestão da fidelização com a BonifiQ.

A BonifiQ é uma plataforma completa e personalizada para criar seu próprio programa de fidelidade. Com a ferramenta, você consegue incentivar indicações, estimular reviews e analisar relatórios em um só lugar. Saiba mais informações sobre os planos Starter e Premium e implemente o programa de fidelidade sob medida para sua marca ainda hoje!

O que fica de aprendizado? 🗈

De modo geral, a integração entre o programa de fidelidade e ferramentas de marketing digital é fundamental para oferecer uma experiência coesa para o cliente, aumentar o engajamento e elevar a fidelização.

Contudo, apostar na integração dessas ferramentas não é apenas uma vantagem competitiva para o seu negócio, mas uma necessidade para qualquer empresa que deseja construir um relacionamento duradouro com seus clientes.

Acompanhe os demais conteúdos da BonifiQ para se manter informado sobre o interessante universo de Loyalty.