Se você acompanha o Blog da BonifiQ sabe que, recentemente, publicamos um artigo com dicas de como vender mais no Dia dos Namorados. Mas além de oferecer promoções para a data, você também precisa pensar em estratégias para continuar vendendo e garantir a fidelização após o Dia dos Namorados.
Como garantir a fidelização dos novos clientes após o Dia dos Namorados? De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), o e-commerce elevou seu faturamento em 15,5%. Como manter esses novos compradores engajados e fidelizados após o pico nas vendas do Dia dos Namorados?
O segmento de óticas e joalherias foi o que mais cresceu no período, com variação de 19,1%. Outros setores que mereceram destaque foram móveis, eletro e lojas de departamento com 12,3% e cosméticos e higiene pessoal com 9,6%.
De modo geral, uma das maneiras de depender cada vez menos da sazonalidade do comércio é apostar em iniciativas que se baseiam nos conceitos de atração, retenção e fidelização como um Programa de Fidelidade.
O Dia dos Namorados é uma das datas sazonais que mais movimentam o varejo. A critério de curiosidade, em 2023, a data injetou cerca de R$2,54 bilhões na economia, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Mas para que sua marca não precise reinvestir uma parte significativa do faturamento para atrair novos clientes com campanhas de publicidade ou marketing, é preciso que a estratégia de retenção de clientes após o Dia dos Namorados seja colocada em prática o quanto antes.
E nada contribui mais com a fidelização de clientes do que um Programa de Fidelidade.
Segundo a pesquisa Panorama de Fidelização no Brasil, publicada no segundo semestre de 2023, o percentual de consumidores que preferem comprar em marcas que oferecem um programa de fidelidade passou de 72% a 85,2% no decorrer de um ano.
Outro dado interessante da pesquisa, é que as marcas que investem em Programas de Fidelidade estruturados, obtêm seis vezes mais interações transacionais e relacionais com seus clientes, do que marcas que não oferecem esse recurso, interessante, não é mesmo?
Mas como oferecer um Programa de Fidelidade estruturado para seus clientes? A resposta é mais simples do que imagina.
Como o core do varejo é vendas, não tecnologia para desenvolver um Programa de Fidelidade, para garantir que sua estratégia de fidelização após o Dia dos Namorados ocorra sem intercorrências, sugerimos que você utilize uma plataforma para estruturar seu programa de pontos.
Com o Programa de Fidelidade Gamificado BonifiQ, por exemplo, você consegue oferecer uma experiência de compra envolvente com os recursos mais procurados pelos clientes como cashback (33%), cupons de desconto (31,5%), e soma de pontos (31,4%) - segundo o Panorama de Fidelização no Brasil.
Como a ferramenta é personalizável, você pode alinhar a estratégia com o perfil do consumidor da sua marca e fazer uma campanha de promoções, ofertas e descontos para incentivar o engajamento dos clientes após o Dia dos Namorados.
Você precisa ser bastante estratégico para continuar utilizando seu Programa de Fidelidade como motor de vendas e de fidelização de clientes após o Dia dos Namorados. Para isso, siga as recomendações que preparamos abaixo:
Ao implementar essas estratégias, você consegue transformar clientes ocasionais em clientes fiéis, aumentando a taxa de retenção e o valor do ciclo de vida deles.
Provavelmente, você já ouviu a expressão em inglês win win situation, certo? Bom, essa expressão cai como uma luva neste contexto, porque um Programa de Fidelidade é bom para todos os envolvidos.
Novamente, de acordo com a pesquisa Panorama de Fidelização no Brasil, 83,2% dos brasileiros concordam que o programa de fidelidade melhora a experiência e jornada de compra com a marca, sendo que 80,8% afirmam terem conseguido algum benefício relevante no último ano.
Ao utilizar uma plataforma de Programa de Fidelidade, como a BonifiQ, em sua estratégia de fidelização após o Dia dos Namorados, você consegue usar dados valiosos sobre o comportamento de seus clientes para entregar ofertas personalizadas e individualizadas, aumentando o valor percebido por eles.