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Estratégias para segmentar clientes e oferecer recompensas relevantes

Manter a lealdade de um cliente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, basta analisar os dados: aumentar a taxa de retenção de clientes em apenas 5% pode elevar os lucros da sua empresa em incríveis 95%*. E uma estratégia assertiva para garantir a fidelização é segmentar clientes e oferecer recompensas relevantes.

Essa estratégia pode ser colocada em prática com um programa de fidelidade gamificado. A gamificação não apenas ajuda a reter seus clientes, mas garante um envolvimento cativante com a marca. Continue a leitura para aprender como colocar isso em prática.

 

1º passo: Identifique e segmente seus clientes

Para que um programa de fidelidade cumpra com o seu propósito, é fundamental compreender os diferentes grupos de clientes que compõem a base de usuários. A segmentação de clientes envolve a análise de dados, avaliação de comportamentos e preferências de compra.

Ao segmentar seus clientes em grupos homogêneos, com base em características semelhantes, será muito mais simples oferecer recompensas relevantes para os membros ativos do seu programa de fidelidade.

 

2º passo: Personalize as recompensas

Não basta ter um programa de fidelidade gamificado super interessante se você oferecer as mesmas recompensas para todos os clientes. É preciso apostar na personalização para oferecer recompensas relevantes que incentivem a participação dos membros.

Com a plataforma de programa de fidelidade Gamificado da BonifiQ, cada marca consegue personalizar as recompensas para seus clientes. Você pode oferecer cashback, frete grátis, brindes, cupons de desconto em produtos exclusivos, pontos, gift de aniversário, entre outros.

Recompensas

Com a personalização das recompensas, você demonstra aos seus clientes que as preferências deles são valorizadas pela sua marca. Isso contribui para que eles permaneçam engajados com o seu programa de fidelidade! 😊 

 

3º passo: Aposte na gamificação!

A gamificação é uma das melhores estratégias para aumentar o envolvimento dos clientes com seu programa de fidelidade. Pense em como integrar elementos dos games ao seu programa de pontos.

Alguns dos exemplos mais assertivos são os níveis de progressão, competições entre os clientes e prêmios compatíveis com os pontos acumulados.

Quando seu programa de fidelidade tem uma abordagem gamificada, as recompensas podem ser estruturadas de modo a encorajar certos comportamentos que você deseja ver em seus clientes, seja comprar novamente, recomendar a marca para os amigos ou interagir com ela por meio das redes sociais.

Uma pesquisa realizada pela Bond Brand Loyalty revelou que 77% dos consumidores recomendam uma marca para seus amigos e familiares após uma experiência positiva com o programa de fidelidade dessa empresa

 

4º passo: Analise os dados

Outro aspecto importante em um programa de fidelidade é a constante adaptação do que está sendo feito com base em dois parâmetros: a) feedback de clientes e b) dados analíticos. 

Os números ajudam a entender o desempenho das campanhas e a reconhecer oportunidades de aprimoramento. Mas para chegar a esses números, você precisa utilizar uma plataforma de programa de fidelidade que oferece ferramentas analíticas avançadas, como as do Programa de Fidelidade da BonifiQ.

“Unindo os dados captados e as infinitas possibilidades de premiações, proporcionamos aos nossos clientes uma excelente experiência de relacionamento. A facilidade em configurar e gerir campanhas possibilita ao time focar em estratégias e, consequentemente, atingir os resultados esperados”, analisa Eduardo Carvalho, head de e-commerce da ToyMania.

plataforma4

5º Passo: Estabeleça uma comunicação efetiva

Seu cliente precisa ser comunicado dos benefícios do seu programa de fidelidade por múltiplos canais de comunicação. Ele precisa receber e-mails marketing, notificações push e mensagens nas redes sociais para manter o interesse e engajamento com o decorrer do tempo – mas cuidado com o exagero, viu?

Contudo, não existe comunicação efetiva se a mensagem for a mesma para todos os clientes. Lembra da segmentação de clientes que mencionamos acima? Você pode personalizar a comunicação entre sua marca e os diferentes grupos de clientes para aumentar ainda mais o impacto dessas mensagens.

 

Tenha um programa de fidelidade feito sob medida para sua empresa

Vamos recapitular as ideias discutidas neste artigo. Para um programa de fidelidade bem-sucedido que ajude a construir um relacionamento autêntico com o seu cliente e promover lealdade a marca, é preciso:

  1. Segmentar o público;
  2. Personalizar as recompensas oferecidas;
  3. Utilizar estratégias de gamificação;
  4. Analisar continuamente os dados;
  5. Se comunicar de maneira individualizada.

Combine esses cinco elementos com criatividade e leve sua marca para outro patamar. E não se esqueça, para implementar um programa de fidelidade totalmente personalizável para construir uma base de clientes fiéis, conte com a BonifiQ

*Fonte: Harvard Business Review