O Dia das Mães está chegando e muitas marcas estão preparando suas estratégias para aumentar as vendas e fidelizar os clientes nos dias que antecedem a data, especialmente porque 8 em cada 10 pessoas pretendem presentear suas mães.
Uma dessas estratégias é criar ou ajustar o programa de fidelidade de sua marca para aproveitar uma das datas sazonais mais importantes para o varejo, aumentando as vendas e fidelizando seus clientes. Continue a leitura e saiba mais.
Para implementar um programa de fidelidade em seu e-commerce ou loja física que alavanque as vendas no Dia das Mães, é fundamental que você conheça os clientes que compram os produtos da sua marca.
Para conhecer esses consumidores, analise os dados da compra, entenda o comportamento dessas pessoas e avalie o que elas gostam e desgostam para segmentar seu público e personalizar as ofertas do seu programa de fidelidade.
Não tem como pensar em campanhas promocionais para celebrar o Dia das Mães e se esquecer de vinculá-las ao programa de fidelidade.
Benefícios como ‘gaste acima de R$200 e ganhe um brinde’, desconto progressivo, frete grátis e outras recompensas precisam ser associadas ao Dia das Mães e adquiridas exclusivamente por meio do programa de fidelidade.
No período anterior ao Dia das Mães, você pode aumentar a quantidade de pontos concedidos por cada real que o cliente gastar em sua loja ou criar recompensas com valor mais elevado, para estimular seus clientes a participarem do programa de fidelidade.
Também é importante reduzir a quantidade de pontos necessários para resgatar benefícios nos dias que antecedem o Dia das Mães, assim, seus clientes indecisos podem escolher a sua marca em vez dos concorrentes.
Outra sugestão é criar um senso de exclusividade em torno do programa de fidelidade, oferecendo benefícios exclusivos aos participantes no período que antecede o Dia das Mães este ano.
Considere oferecer descontos exclusivos em produtos populares entre as mulheres de diferentes idades, brindes exclusivos e até experiências personalizadas para as mães, pois essas promoções agregam valor à jornada do cliente.
Para encorajar o engajamento dos membros com as ações de Dia das Mães de seu programa de fidelidade, incentive que eles realizem ações pontuais em troca de pontos ou recompensas exclusivas. Algumas sugestões são:
E para expandir a sua base de clientes, recomendamos que você utilize a funcionalidade Indique e Ganhe da BonifiQ, em que seus clientes são recompensados por indicar amigos.
Funciona assim: quando o novo cliente realiza uma compra, ele ganha um cupom de desconto, a pessoa que indicou acumula pontos para trocar por benefícios e você conquista um novo cliente. 😉
Saiba mais sobre a plataforma de programa de fidelidade gamificado 100% personalizado para seu e-commerce oferecida pela BonifiQ.
Utilize todos os canais disponíveis para divulgar seu programa de fidelidade e as ações especiais para o Dia das Mães. Inclua um fluxo de e-mails marketing, notificações push, publicações em redes sociais e até campanhas de tráfego pago.
Nessas comunicações, certifique-se de evidenciar os benefícios exclusivos para os membros do programa de fidelidade no período que antecede o Dia das Mães. Por exemplo, você pode implementar uma oferta de dobrar os pontos ou o cashback para compras realizadas na data.
Facilite o processo de adesão ao programa de fidelidade da sua marca com opções de cadastro rápido utilizando e-mail ou perfil nas redes sociais, pois, quanto mais simples for este processo, maior será a taxa de adesão.
Além disso, facilite as condições para o resgate de pontos, cupons e cashback para o Dia das Mães, para criar um senso de urgência entre seus clientes e impulsionar as compras durante este período.
Com essas dicas, você vai transformar seu programa de fidelidade em uma máquina de vendas, especialmente em datas sazonais como o Dia das Mães. Conheça nossos planos para criar ou ajustar seu programa de fidelidade antes de 12 de maio.