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O Papel dos Programas de Fidelidade na Retenção de Clientes Após o Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor é uma das datas mais importantes do e-commerce brasileiro no primeiro semestre do ano. Durante a semana que antecede o dia 15 de março, as marcas oferecem promoções, descontos e ofertas especiais que estimulam os consumidores a irem às compras. 

Contudo, para as marcas, o desafio não se resume a atrair clientes apenas no Dia do Consumidor, mas mantê-los comprando ao longo de todo o ano. E é justamente esse o papel dos programas de fidelidade na retenção de clientes após o Dia do Consumidor. Continue a leitura para saber mais:

 

A importância da retenção de clientes pós Dia do Consumidor

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Antes de discutirmos o papel dos programas de fidelidade após o Dia do Consumidor, é importante compreender por que a retenção de clientes é tão importante nessa data.

Em primeiro lugar, o Dia do Consumidor é uma das datas sazonais mais importantes para pequenas e médias empresas. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Nuvemshop, as PMEs faturaram 31% a mais com e-commerce entre 12 e 15 de março de 2023, do que em relação ao mesmo período do ano passado, obtendo um faturamento de R$37,4 milhões.

Mas a aquisição de novos clientes exige investimentos massivos em marketing digital e publicidade. Contudo, esses investimentos podem ser menores para reter os clientes que já compraram com você.

Além disso, fidelizar um cliente não resulta apenas em recompra, mas em um potencial ticket médio maior, pois clientes fiéis costumam gastar muito mais do que novos clientes, que ainda não conhecem a qualidade de seu produto ou serviço.

Sem contar na probabilidade desse cliente recomendar a sua marca para colegas, amigos e familiares.

Mas para fidelizar esses novos clientes, você precisa da tecnologia. Em uma plataforma de Programa de Fidelidade gamificado, como a da BonifiQ , você consegue entregar uma experiência de fidelização totalmente única e envolvente que utiliza uma infinidade de formas de premiação.

Com uma plataforma direcionada a esse propósito, é possível alinhar a estratégia do programa de fidelidade com o perfil do consumidor e fazer uma divulgação assertiva das promoções, ofertas e descontos e, assim, incentivar o engajamento dos participantes.

 

O potencial dos programas de fidelidade

Conforme mencionamos anteriormente, o programa de fidelidade é uma ferramenta utilizada pelas marcas que desejam construir um relacionamento duradouro com seus clientes. 

Esses programas oferecem uma infinidade de benefícios como acúmulo de pontos que podem ser trocados por recompensas, como cupons de desconto exclusivos, cashback, brindes, acesso antecipado a novos produtos e serviços, gift de aniversário etc. 

Ao recompensar seus clientes pela lealdade à marca, os programas de fidelidade não apenas incentivam novas compras, mas também promovem aquele sentimento de reconhecimento por parte dos consumidores.

Para promover a retenção e fidelização dos clientes após o Dia do Consumidor, você pode incentivar os consumidores que compraram nessa data a participarem do programa de fidelidade de sua marca e receberem os benefícios exclusivos durante o ano todo.

 

Personalização e engajamento são os segredos da retenção de clientes por meio de um programa de fidelidade

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Um dos grandes diferenciais em utilizar uma plataforma de programa de fidelidade gamificado, como a da BonifiQ é coletar dados valiosos sobre o comportamento de seus clientes, que podem ser usados para oferecer experiências personalizadas de acordo com o comportamento de compra deles.

Assim, é possível adaptar suas ofertas de maneira personalizada e individualizada, aumentando o valor percebido pelos seus clientes e resultando em maior vínculo emocional entre a marca e o cliente.

Os programas de fidelidade também promovem o engajamento contínuo com o cliente por meio de comunicações regulares, como e-mails marketing, notificações pelo aplicativo e mensagens nas redes sociais, em que a marca pode manter o cliente informado sobre novos produtos, promoções e eventos.

Esse engajamento contínuo, quando feito de maneira inteligente e estratégica, preserva a marca no imaginário dos consumidores e estabelece uma associação positiva entre cliente e marca.

 

Quais estratégias adotar para garantir o sucesso do seu programa de fidelidade?

Para garantir o sucesso de um programa de fidelidade após o Dia do Consumidor, as empresas precisam ser proativas e seguir as seguintes estratégias:

💜 Oferecer benefícios interessantes: para encorajar os clientes a se inscreverem e continuarem engajados.

💜 Simplificar a adesão: para que o processo de participação seja o mais simples possível, minimizando barreiras para os clientes. Dica extra: novos clientes devem receber incentivos adicionais pela inscrição.

💜Personalização por meio da análise de dados: Apenas com números é que você consegue personalizar a participação de seus clientes no programa de fidelidade.

💜 Manter o engajamento em modo ON: Não basta oferecer benefícios interessantes, é importante manter uma comunicação regular com membros novos e antigos para mantê-los atualizados sobre as novidades da sua marca.

 

Viu como os programas de fidelidade desempenham um papel importante na retenção de clientes após o Dia do Consumidor? Ao personalizar a experiência, oferecer benefícios únicos e manter o engajamento, as marcas podem transformar transações únicas em relacionamentos duradouros e aproveitar ao máximo as datas sazonais.

Deste modo, investir em um programa de fidelidade eficaz, não é apenas uma estratégia de negócios muito inteligente, mas uma maneira de assegurar o crescimento de uma empresa a médio e longo prazo.