Se você acompanha nosso blog, já deve ter aprendido como funciona um programa de recompensas, quais suas vantagens e até como implementar essa ferramenta em sua loja virtual. Mas você sabia que existem diferentes programas de fidelidade? Continue lendo este artigo para aprender um pouco sobre cada um deles e como encontrar o ideal para suas necessidades.
Começamos com o programa de pontos, porque este é o tipo mais comum de programa de fidelidade. Ele funciona da seguinte forma: toda vez que o cliente compra um produto em sua loja, ele recebe uma quantidade de pontos correspondente ao valor gasto. Esses pontos podem ser acumulados e trocados por benefícios, como desconto, frete grátis, cashback, vale-presente, produtos e muito mais. No entanto, não é apenas a compra que pode gerar pontos para o consumidor. Outras ações também podem ser recompensadas, como escrever uma avaliação sobre o produto no site, enviar recomendação para amigos, indicar a marca pelas redes sociais, entre outras.
Se você quer criar um programa de fidelidade e customizar ações, pontos e recompensas dos seus clientes, conheça a BonifiQ. Em apenas cinco minutos, você consegue configurar e ativar seu programa de pontos. A plataforma oferece um período gratuito para testar a ferramenta, e depois desse período, você paga uma mensalidade compatível com o volume de vendas em seu e-commerce, em planos a partir de R$99. Saiba mais sobre a BonifiQ!
Outro formato é o programa de lealdade paga, no qual o cliente paga uma taxa, que pode ser recorrente, para se tornar parte de um clube de benefícios que são concedidos de forma regular. Para um cliente aceitar pagar uma taxa para fazer parte de um programa de lealdade, ele precisa conhecer e gostar da sua marca. Geralmente, este tipo de programa de fidelidade atrai clientes antigos e promotores da marca.
Diferente do programa de lealdade paga, nesse tipo de programa de fidelidade, o consumidor não troca pontos por recompensas, mas é beneficiado pelo quanto compra ou engaja com a marca. E quanto mais alta for a posição da pessoa no ranking de clientes que mais compram ou mais engajam, melhores serão as recompensas que ela vai receber. Segundo estimativas da Invesp, 50% dos consumidores mudam seus comportamentos para atingir uma posição mais alta em um programa de fidelidade, o que pode justificar este modelo.
Esse tipo de programa de fidelidade é um pouco diferente, pois o cliente não é necessariamente recompensado, mas pode contribuir com causas sociais ao participar de uma iniciativa como essa. Funciona assim: toda vez que o cliente faz uma compra, um percentual do valor é doado para uma instituição de caridade ou destinado para uma causa social alinhada aos valores da marca e que façam sentido para os consumidores.
Se você está iniciando o seu primeiro programa de fidelidade, sugerimos que comece com o programa de pontos, pois é o modelo que mais agrada o consumidor brasileiro. Isso se deve ao fato de que, de acordo com dados da Invesp, 57,4% dos consumidores que procuram uma marca com programa de fidelidade querem economizar, enquanto 37,5% desejam obter recompensas. Se você deseja implementar um programa de pontos em seu e-commerce imediatamente, a BonifiQ pode ajudar. Entre em contato conosco para saber mais sobre a ferramenta.